Federação da Bahia

Presidente

Lourival Bogéa

contato@federacaobahia.com.br

Endereço

Rua Lorem Iosum Dolen, 532 sala 777 - Bahia

Telefones

55 21 2247.9888

CBBS Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca

aaaaaaaaaa

PAN AMERICANO SNOOKER | TORONTO | CANADA

Caros Presidentes, Dirigentes e Atletas,

A PABSA – Pan American Billiards and Snooker Association realizará no próximo mês de novembro o Campeonato Pan Americano de Snooker, que será disputado em duas categorias: Senior e Geral.
Servimo-nos da presente para encaminhar orientações gerais, baseadas em perguntas que vem sendo feitas nas últimas semanas, buscando auxiliá-los na organização da viagem.
Fico à disposição, e deixo os contatos do Felipe Martins, Diretor de Relações Internacionais, que poderá auxiliar em dirimir outras dúvidas:
felipemartinscosta@gmail.com
(27) 99311-8516 (whatsapp)

Rio de Janeiro, RJ, 30 de setembro de 2021.

Pedro Rolim
Presidente CBBS

Sumário

    Pan Americano Senior: 3
    Campeonato Pan Americano de Snooker 3
    COVID-19. 4
    Termos de responsabilidade: 5
    Inscrição nos campeonatos: 5
    Local das competições: 5
    Trajes dos atletas para as duas competições: 5
    Exames toxicológicos: 6
    Horário e pontualidade. 6
    Regras do Snooker 6
    Cigarro e celular 6
    Coaching (orientações) 6
    Árbitros e procedimentos na ausência de árbitros 6
    Críticas ou reclamações 7
    Cronômetro das tacadas 7
    Publicidade. 7

INFORMAÇÕES E DICAS PARA A VIAGEM.. 7

    Visto: 7
    Passagens aéreas: 8
    Hotel: 8
    Viagem e entrada no Canadá e dicas gerais 8

Pan Americano Senior:

O campeonato será realizado de 13 a 15 de novembro de 2021, em Toronto, Canadá.
O Campeonato Pan Americano Senior é destinado a atletas com 40 anos de idade completados até o dia do início os jogos, em 13/11/2021.
Esse evento faz parte de um circuito mundial de snooker para Seniors organizado pela WSS – World Seniors Snooker, e o seu vencedor ganhará vaga para disputar o Campeonato Mundial Senior a ser realizado em Sheffield, Reino Unido, em 2021.
Podem ser inscritos até 16 atletas, que atendam aos seguintes requisitos:

  1. Tenham 40 anos de idade ou mais, completados até o dia 13/11/2021;
  2. Esteja regular perante a CBBS;
  3. A sua Federação esteja regular perante a CBBS;
  4. Assuma o compromisso de disputar o campeonato mundial Senior (World Seniors Snooker Championship) caso se classifique.

Informamos que a PABSA abriu inscrição online direta para os atletas. Contudo, as inscrições serão validadas posteriormente pela CBBS, que verificará e atestará o atendimento dos requisitos acima citados.
A CBBS poderá providenciar a inscrição do atleta, desde que manifeste interesse até a data de 15/10/2021, enviando seus dados completos (nome, CPF, endereço) para o e-mail felipemartinscosta@gmail.com para que lhe seja enviado o termo de responsabilidade para participação. Pedidos de inscrição após essa data serão desconsiderados.
O prazo limite para que as inscrições sejam confirmadas junto à PABSA é 23/10/2021.
As inscrições para a seletiva custam USD 125,00 (cento e vinte e cinco dólares americanos), e mais USD 25 (vinte e cinco dólares americanos) de afiliação, e serão arcadas pelo atleta. O pagamento deverá ser feito à direção da PABSA antes do início da competição.
Cada atleta arcará com as próprias despesas de inscrições, viagens, vistos e quaisquer outras relacionadas ao campeonato e à viagem.

Campeonato Pan Americano de Snooker

O Campeonato Pan Americano de Snooker será realizado de 16 a 20 de novembro de 2021.
O Brasil pode enviar até 16 atletas para a competição, de qualquer idade e sexo, sendo o único requisito estar a sua federação em dia com as obrigações junto à CBBS.
A CBBS dará prioridade aos atletas com melhor desempenho nas últimas competições, considerando a importância da representatividade nessa competição.
O campeão terá garantido um Card válido por 2 (dois) anos para o circuito profissional, atualmente denominado World Snooker Tour – WST.
Informamos que embora a PABSA tenha aberto inscrição online direta para os atletas, as inscrições serão validadas posteriormente pela CBBS, que verificará e atestará o atendimento dos requisitos acima citados. Atletas que não atendam aos requisitos terão as suas inscrições canceladas.
A CBBS poderá providenciar a inscrição do atleta, desde que manifeste interesse até a data de 15/10/2021, enviando seus dados completos (nome, CPF, endereço) para o e-mail felipemartinscosta@gmail.com para que lhe seja enviado o termo de responsabilidade para participação. Pedidos de inscrição após essa data serão desconsiderados.
O prazo limite para que as inscrições sejam confirmadas junto à PABSA é 23/10/2021.
As inscrições para o campeonato serão de USD 150,00 (cento e cinquenta dólares americanos), acrescidos de USD 25,00 (vinte e cinco dólares americanos) para a anuidade da PABSA, e serão arcadas por cada atleta. O pagamento deverá ser feito à direção da PABSA antes do início da competição.
Cada atleta arcará com as próprias despesas de inscrições, viagens, vistos e quaisquer outras relacionadas ao campeonato e à viagem.

COVID-19

Somente poderão ingressar no Canadá pessoas vacinadas com as seguintes vacinas:

  • Pfizer-BioNTech (Comirnaty, tozinameran, BNT162b2)
  • Moderna (Spikevax, mRNA-1273)
  • AstraZeneca/COVISHIELD (ChAdOx1-S, Vaxzevria, AZD1222)
  • Janssen/Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)

Ainda, a última dose deve ter sido tomada há mais de 14 dias a contar da data da viagem.
O certificado de vacinação deve estar traduzido para inglês ou francês, com tradução certificada, seguindo as orientações desse link.
As informações oficiais estão nesse link.

Termos de responsabilidade:

Encaminharemos um Termo de Responsabilidade, a ser assinado pelos atletas e pelos seus responsáveis, visando deixar claras as normas de conduta durante toda a viagem, bem como a responsabilidade de cada um, incluindo da CBBS.
Para finalização desse Termo, necessitamos que enviem a qualificação completa do atleta e dos seus responsáveis, até o dia 15/10/2021, seguindo o seguinte modelo: NOME COMPLETO, NACIONALIDADE, ESTADO CIVIL, PROFISSÃO, CPF, ENDEREÇO DE RESIDÊNCIA.

Inscrição nos campeonatos:

Para efetivar a inscrição de cada atleta necessitamos dos seguintes dados e documentos:

– Nome completo;
– Data de nascimento;
– Maior tacada realizada em campeonato;
– Maior tacada realizada em partida em treinamento
– Foto colorida em resolução de no mínimo 300 DPI.

Destacamos que as inscrições deverão ser feitas e validadas pela CBBS. Assim, mesmo a inscrição feita diretamente perante a PABSA dependerá de validação da CBBS, que cancelará as inscrições de atletas que não preencham os requisitos aqui informados.

Local das competições:

The Corner Bank:
925 Warden Ave, Scarborough, ON M1L 4C5, Canadá.
No local há 8 mesas Shender, utilizadas em outras competições.

Trajes dos atletas para as duas competições:

O uniforme oficial e a ser utilizado será: camisa social de manga longa, calça social, sapato social e colete (fechado) e gravata borboleta.
Poderá ser usada uma logo de um patrocinador, na medida de 38 cm² de área total. Vale destacar que a logo poderá ter que ser retirada a critério da organização.

Exames toxicológicos:

Os jogadores podem ser submetidos a testes de drogas de acordo com a organização do torneio.

Horário e pontualidade

O não comparecimento do atleta quando o seu jogo for chamado implicará na perda de 1 partida. Após 30 minutos do horário inicial perderá duas partidas. Após 50 minutos do horário inicial o atleta perderá o jogo e será eliminado da competição.
São permitidas pausas para ir ao banheiro durante as partidas, que deverão ser feitas em tempo razoável. O atleta deverá informar o seu oponente da pausa. Pausas injustificadas estarão sujeitas a punição.

Regras do Snooker

As regras dos jogos serão oficiais definidas pela WPBSA, com algumas condições especiais:

  • Não existindo mais bolas vermelhas na mesa, a partida terminará caso o atleta necessite de 4 ou mais snooker para alcançar a pontuação da mesa.

Cigarro e celular

É expressamente proibido, sob pena de eliminação da competição, o uso de celular ou de fumar (inclusive cigarros eletrônicos) durante o jogo, inclusive durante intervalos entre partidas.

Coaching (orientações)

É expressamente proibido, sob pena de eliminação da competição, receber qualquer orientação de um treinador ou de outros atletas durante o jogo, inclusive durante intervalos entre partidas.

Árbitros e procedimentos na ausência de árbitros

No caso de não haver árbitro disponível, o atleta que não estiver na tacada se obriga a auxiliar e a retirar as bolas encaçapadas que tenham que voltar à mesa, assim como falar em voz alta o valor da tacada à medida em que esta é executada.
No caso de dúvida ou reclamação, o atleta tem o direito de solicitar à direção que um árbitro intervenha e solucione o caso.

Críticas ou reclamações

No caso de do atleta desejar fazer alguma crítica ou reclamação, deverá fazê-lo ao árbitro (caso seja durante o jogo) ou à direção do evento. Fica expressamente proibido tornar pública qualquer crítica ou reclamação, inclusive por meio de redes sociais, sob pena de sanções que vão desde a eliminação do torneio até a suspensão de outras competições.

Cronômetro das tacadas

A critério da organização, poderá ser definido tempo máximo para cada tacada, usando-se contagem regressiva de 30 segundos. Cada atleta terá um número limitado de vezes por jogo em que poderá pedir a extensão desse tempo.

Publicidade

Todos os atletas se obrigam a estarem disponíveis para eventuais entrevistas e fotos.
Os atletas desde a inscrição autorizam que as suas partidas sejam gravadas e/ou transmitidas por qualquer meio.

INFORMAÇÕES E DICAS PARA A VIAGEM

Visto:

Para a entrada no Canadá é necessário visto. Recomendamos que cada viajante leve consigo documentos que comprovem que estão viajando para a competição, assim como comprovação de que dispõem de recursos para se manter no período da viagem (dinheiro, limite de cartão de crédito, etc.).
Recomendamos que os interessados comecem imediatamente a diligenciar para a obtenção do visto canadense. Para os interessados a CBBS enviará carta convite para eventual auxílio na entrevista para o visto.
Para saber se precisam de visto ou do eTA, basta visitar esse link e responder às perguntas.
Para aqueles que já tenham obtido visto canadense nos últimos 10 anos, ou que tenham visto válido para os EUA, o visto canadense é dispensado, sendo necessária apelas a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA).
Para retirar o eTA, basta entrar no site do governo do Canadá e seguir os procedimentos.
Informamos que em caso de vôo com escala nos EUA é necessário também o visto americano.
Por fim, alertamos que é necessário ter passaporte com validade mínima restante de 6 meses após a data prevista de término da viagem.

Passagens aéreas:

A passagem deve ser comprada para Toronto, Canadá, e será de responsabilidade e às expensas de cada atleta.

Hotel:

As reservas e despesas com hospedagem são de responsabilidade de cada atleta, que são livres para escolherem onde se hospedar.
Como opção, a PABSA firmou parceria com o seguinte hotel:
Toronto Don Valley Hotel and Suites
175 Wynford Drive
Toronto
Ontario
M3C 1J3 Canada
Phone +1 416 449 4111 Toll free +1 877 474 6835 Website – www.torontodonvalleyhotel.com
A diária estimada é a partir de 116,10 dólares canadenses.

Viagem e entrada no Canadá e dicas gerais

O visto não garante a entrada no Canadá. Quando desembarcarem deverão passar por entrevista para entrar no país, e depois pegar as malas ou fazer conexão, se for o caso.
Ao desembarcarem, levem o passaporte em mãos, aberto na página da foto. Aguardem na fila, tendo em mente que estão sendo observados, sendo *proibido filmar ou tirar fotos do local* (salvo engano acho que não pode sequer usar o celular) e aguardem a sua vez para serem entrevistados no guichê.
Nessa breve entrevista, recomendo dar um bom dia (good morning), com um sorriso, e responderem apenas o que for perguntado. Caso precisem de ajuda podem pedir um intérprete. Essa pequena entrevista costuma ser ainda mais rápida e simples do que a do visto; mesmo assim, sugiro levarem na bagagem de mão a reserva do hotel e passagem de volta impressas, além da convocação da CBBS que lhes enviei, para mostrarem caso seja solicitado.
Eu recomendo levarem uma mochila ou pequena mala como bagagem de mão, e dentre desta colocar:

  1. As passagens de ida e volta impressas;
  2. Reserva do hotel impressa;
  3. Carta de convocação (inglês e português) que enviaremos a vocês;
  4. Caneta (para preencher o formulário no avião);
  5. Eletrônicos (celular, baterias, carregadores, etc.) (não pode ser levado na bagagem despachada)
  6. Dinheiro (não pode ser levado na bagagem despachada).
  7. Uma muda de roupa;
  8. Itens de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, desodorante, etc), com atenção para o fato de que podem ter no máximo 100 ml e devem estar dentro de uma sacola transparente;
  9. Remédios que possam precisar na viagem (pois a bagagem despachada pode ser extraviada);

Categorias:

cbbs, PABSA, Panamericano

Deixe seu comentário